No dia 27 de abril será realizada a 2ª edição do Circuito Brasiliense da Mulher – Corrida e Caminhada. O evento tem como propósito a conscientização sobre a violência contra a mulher, sendo um movimento de resistência, empoderamento e de luta por igualdade. A largada será às 7h, na Praça do Buriti, no Eixo Monumental.
A iniciativa é do Instituto Contexto Social (ICONS), em parceria com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal, reforçando o compromisso com o enfrentamento da violência contra a mulher e aliando esporte, cultura e cidadania.
Reunindo atletas profissionais, amadoras e pessoas com deficiência (PCD), a ação inclui cadeirantes, atletas andantes com mobilidade reduzida e participantes com deficiência visual e intelectual, em percursos de 1 km, destinado ao público infantil, além de trajetos de 3 km e 6 km. A expectativa é receber aproximadamente 5.500 participantes, sendo 5.000 mulheres atletas e 500 integrantes do público geral.
Ao longo do percurso, placas temáticas exibirão mensagens de empoderamento e conscientização sobre os direitos das mulheres, fortalecendo a mensagem de representatividade feminina, reforçando a luta pela igualdade de gênero e a importância do combate à violência contra a mulher. Essa iniciativa visa motivar as participantes e ampliar a voz do movimento feminino, transformando cada passo em uma manifestação por respeito e equidade.